domingo, 28 de setembro de 2008

Rede Biblioteca Viva

Oi Pessoal! Encontrei um texto publicado por Gláucia Lira sobre o Programa Mais Cultura, relacionado às Bibliotecas, que gostaria de dividir com vocês. Talvez já oconheçam esse programa, mas para mim é novidade. Eis o endereço e o texto:

http://www.cultura.gov.br/site/2008/09/25/rede-biblioteca-viva/

25 de setembro de 2008

Rede Biblioteca Viva

Biblioteca: Espaço Vivo

Um dos objetivos do Programa Mais Cultura é fazer das bibliotecas de todo o país, bibliotecas vivas, que tenham não só a riqueza que os livros oferecem, mas também a leitura em outros suportes, como o audiovisual e a cultura digital. A biblioteca precisa ser um espaço vivo, onde convivam os livros, a música, os filmes, o teatro, a dança e toda uma programação cultural voltada para a formação de novos leitores e que desperte a participação das comunidades.

O Mais Cultura trabalha no sentido de que todos os municípios brasileiros possam ter pelo menos uma biblioteca até 2010. A Rede Biblioteca Viva, que se encontra em processo de criação, será uma rede de bibliotecas de acesso público (municipais, estaduais e comunitárias). A implementação da rede tem por finalidade disponibilizar informações e produtos culturais, física e digitalmente, a seus freqüentadores, de forma que seja constituído um ambiente revitalizado e atrativo para os leitores.

A partir da Rede Biblioteca Viva, será muito mais eficiente a troca de informações e de sugestões, o entrosamento cultural , o compartilhamento de experiências e o intercâmbio de dados culturais e ferramentas modernas de diálogo. Por isso, esta rede pretende integrar os pontos de cultura com ações direcionadas ao livro e à leitura, bibliotecas públicas, comunitárias e/ou populares que se integrarem à Rede e também os pontos de leitura.

A Rede Biblioteca Viva será uma plataforma virtual de acompanhamento, interlocução e interação das ações de livro e leitura previstas pelo Programa Mais Cultura. Após identificadas as bibliotecas públicas, escolares, universitárias, comunitárias bem como os pontos de leitura no Brasil, o Ministério da Cultura fará um trabalho de articulação de redes locais e posteriormente regionais para em um segundo momento serem ampliadas em nível nacional. O entrosamento do livro e da leitura com as diversas expressões culturais precisa ser estimulado e promovido pelas bibliotecas, que são os equipamentos culturais com maior presença nos municípios brasileiros.



Um abraço e uma boa semana a todos!!!



Nenhum comentário: